• Geral
  • Roteiro
  • Incluído

No passado o Império Persa, hoje a república dos aiatolás. Um destino único, uma verdadeira imensidão no Oriente Médio cuja história remonta cidades magníficas e culturas que refletem a época de ouro da Rota da Seda. Entre montanhas e desertos, um lugar onde antigas civilizações ecoam através dos tempos e se materializam em Persépolis, Pasárgada, Isfahan e na memória de Ciro, Xerxes, Dario e de outros líderes que construíram um dos impérios mais poderosos do planeta. Com a condução de Tiago Halewicz, este roteiro percorre o Irã para contemplar suas joias arquitetônicas – erguidas com requinte estético e simbólico do esplendor persa – e desvendar o estado moderno que nasceu após uma das revoluções mais importantes do século XX. Para coroar a experiência entre as belezas do mundo islâmico, essa viagem finaliza na capital turca, Istambul.

DIA 01 – 31 de outubro | Porto Alegre / São Paulo
Em horário pré-determinado (início da noite), encontro no aeroporto de Porto Alegre para embarque a São Paulo. Desembarque no aeroporto de Guarulhos e conexão para Istambul na madrugada do dia 1º de novembro.

DIA 02 – 1º de novembro | São Paulo / Istambul
Na madrugada, embarque para Istambul. Chegada em Istambul à noite (horário local) e conexão para Teerã no início da madrugada do dia 2 de novembro.

DIA 03 – 2 de novembro | Istambul / Teerã
Chegada a Teerã no início da manhã e traslado ao hotel para acomodação e descanso. À tarde, com acompanhamento do guia local, o grupo descobrirá Teerã a partir da Torre Milad. Do alto da sexta torre mais alta do mundo, com 435 metros, o que se vê é uma metrópole moderna em meio à antiguidade do Oriente Médio. Aos pés da Cordilheira Alburz, Teerã é dinâmica, jovem e cheia de vida. Com mais de 8 milhões de habitantes, é a cidade mais liberal e secular do país. Ao término da visita, jantar de boas-vindas em restaurante local.

DIA 04 – 3 de novembro | Teerã
Teerã é mais do que uma metrópole moderna, é o lugar escolhido para guardar os bens mais valiosos da trajetória do Império Persa. Após o café da manhã, saída para visita ao Museu Nacional do Irã, conhecido por sua coleção de arqueologia persa. Em seguida, ingresso ao Banco Central Iraniano, onde estão expostas as Joias do Tesouro Nacional, conhecida como a coleção mais valiosa do mundo. Entre as preciosidades do acervo iniciado no século XVI está a coroa com um diamante rosa de 60 quilates
usada pela imperatriz Farah Diba. À tarde, visita ao Palácio Golestan, sede da dinastia Cajar, que governou a Pérsia entre 1785 a 1925. Retorno ao hotel no final da tarde e jantar.

DIA 05 – 4 de novembro | Teerã / Kerman
Pela manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Kerman, cidade fundada no século III a.C. Ao chegar, traslado a Mahan para visita ao complexo arquitetônico dedicado a Shah Nematollah-e-Valli e ao Jardim de Shahzadeh (Jardim dos Príncipes). Em seguida, deslocamento até Rayen, junto à montanha de Haraz, onde está a cidadela medieval abandonada há mais de 150 anos. Retorno a Kerman no fim da tarde para hospedagem e jantar.

DIA 06 – 5 de novembro | Kerman / Yazd
Pela manhã, visita ao complexo Ganjali Khan, construído sob a dinastia Safávida, durante o século XVII. Em seguida, saída para Yazd, cidade fundada pelo Império Media e conhecida como centro do zoroastrismo e da indústria têxtil nos tempos da Rota da Seda. O passeio inicia no Yazd Khan Bazaar, um dos mais importantes centros comerciais do Irã desde o séc. IX. Hospedagem em Yazd e jantar.

DIA 07 – 6 de novembro | Yazd
Ao longo do dia, com acompanhamento do guia local, visita aos principais monumentos e pontos de interesse da cidade de Yazd. Os destaques são a mesquita Jameh, na localidade de Fahraj, o complexo de Amir Chakhmaq, a Torre do Silêncio, o Templo do Fogo, a Mesquita de Rok-ne-Din e o bairro antigo. Hospedagem em Yazd e jantar.

DIA 08 – 7 de novembro | Yazd / Pasárgada / Shiraz
Cerca de 15 km de Yazd, Pasárgada é a primeira atração do dia. A primeira capital da Pérsia Aquemênida foi construída por Ciro II e hoje é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Irã. Após a visita, saída em direção a Shiraz, capital da Pérsia durante a dinastia Zand, entre 1750 e 1794. Ao chegar, passeio no Bazaar e na mesquita Vakil.

DIA 09 – 8 de novembro | Shiraz
Ao longo do dia, com acompanhamento do guia local, inteiro dedicado à visita aos principais monumentos e pontos de interesse da cidade, como o Jardim de Narenjestan O Eram, o Túmulo de Hafez ou Saadi, a mesquita de Nasir Ol Molk, a Porta de Qorán e o santuário de Ali Ebn e Hamzeh.
Hospedagem em Shiraz e jantar.

DIA 10 – 9 de novembro | Shiraz / Persépolis / Isfahan
Pela manhã, saída em direção a Persépolis, cidade do mundo antigo que representa a glória da Pérsia. O destaque do sítio arqueológico é o complexo do Palácio de Persépolis, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1979. Em seguida, visita à necrópole de Naqsh-e Rostam e continuação da viagem para Isfahan. Na chegada, passeio pelas antigas pontes que cruzam o Rio Zayande Rud. Hospedagem em Isfahan e jantar.

DIA 11 – 10 de novembro | Isfahan
Desenvolvida entre 2700 e 1600 a.C., Isfahan foi conquistada pelos árabes do califado omíada junto com o restante da Pérsia. A partir de 747, com a revolta dos abássidas, a cidade passou a ser governada por esta dinastia quase continuamente até o século X, quando foi dominada pela dinastia buída, de origem iraniana xiita. Pela manhã, saída para visitar a Praça Naghsh-e Jahan (declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1979). Nesta praça encontra-se o majestoso Palácio Ali Quapu, o Palácio Chechel Sotun e a Mesquita do Imã e do Sheik Lothfollah. Hospedagem em Isfahan e jantar.

DIA 12 – 11 de novembro | Isfahan
Pela manhã, passeio pela cidade com destaque para a Igreja de Vank, ponto de encontro dos cristãos armênios em todo o Irã. Visita ao museu da cidade, ao bairro antigo, aos vibrantes minaretes e à Mesquita Jameh. À tarde, piquenique em Naqsh-e Jahan, atividade muito tradicional entre as famílias
iranianas e restante da tarde livre. Hospedagem em Isfahan e jantar.

DIA 13 – 12 de novembro | Isfahan / Abyaneh / Kashan / Teerã
Pala manhã, saída em direção a Teerã. Durante a viagem, parada em Abyaneh, a aldeia vermelha. Com apenas 305 habitantes, o povoado é um dos mais antigos do Irã. Continuação até Kashan, onde estão os Jardins de Fin e a Casa de Taba Taba II. Na sequência, parada no Santuário de Imam Khomeyni. Chegada em Teerã para hospedagem e jantar.

DIA 14 – 13 de novembro | Teerã / Istambul
Café da manhã no hotel. Em horário determinado localmente, transporte para o aeroporto e embarque com destino a Istambul. Chegada em Istambul e traslado para o hotel.

DIA 15 – 14 de novembro | Istambul
Às margens do Bósforo, a capital turca está entre a Europa e a Ásia e conserva essa dualidade entre ocidente e oriente em sua monumentalidade e arquitetura. Fundada como colônia grega no séc. VII a.C., foi capital do vasto Império Otomano até o ano de 1922. Após o café da manhã, o grupo descobrirá Istambul visitando o Hipódromo, a Hagia Sophia, o Palácio de Topkapi (com a seção do Harém incluída), a Cisterna da Basílica e a Mesquita Azul. Ao longo do dia, pausa para almoço incluído em restaurante
local.

DIA 16 – 15 de novembro | Istambul
Dia livre para atividades independentes.

DIA 17 – 16 de novembro | Istambul / Porto Alegre
Em horário determinado, traslado ao aeroporto para embarque em voo de partida para Porto Alegre com conexão em São Paulo.

➝ Acompanhamento do diretor cultural da Casamundi Cultura durante todo o roteiro;

➝ Encontros preparatórios exclusivos na Casamundi Cultura;

➝ 14 noites de hospedagem em hotéis 4**** e 5*****, com café da manhã;

➝ Guia local em espanhol ou português;

➝ Early check-in no dia de chegada em Teerã;

➝ Refeições conforme mencionado no roteiro (não incluem bebidas);

➝ Passagem aérea no trecho Teerã/Kerman em classe econômica;

➝ Assistência para visto na chegada ao Irã;

➝ Ingressos para as atividades mencionadas no roteiro (exceto aquelas sugeridas como opcionais);

➝ Maleteiro nos hotéis (uma mala por pessoa).